Impressora para fotos profissionais: se você está procurando uma, leia isso antes Fotografia

Você já reparou que hoje a grande maioria das fotos fica esquecida depois que é vista e compartilhada? Isso porque a impressão fotográfica ainda é cara nas lojas especializadas, e a maioria das pessoas acaba se decepcionando como resultado quando utiliza a sua impressora caseira. O que talvez você não saiba é que não basta ter uma boa câmera digital, com alta definição, para ter fotos de qualidade depois de impressas. Para isso, é preciso que a impressora para fotos profissionais também seja de qualidade, caso contrário haverá grande prejuízo no nível de seus atributos (clareza, definição, cores). Além disso, se você souber escolher a impressora fotográfica certa, ela, com certeza, será muito mais econômica do que você imagina, atendendo à sua demanda e às suas expectativas sem pesar no seu bolso. Veja como fazer a escolha certa com estas dicas.

Qual a melhor tecnologia?

Aí vai depender do seu objetivo ao adquirir a impressora para fotos profissionais. Para o uso doméstico, o ideal é ter um equipamento que imprima também textos. Neste caso a jato de tinta doméstica é ideal. A técnica utilizada é o jateamento da tinta por orifícios localizados em uma cabeça de impressão. Mas se você pretende ter um uso comercial com grande quantidade de fotos, neste caso o investimento em uma impressora para fotos profissionais, jato de tinta ou laser, pode valer a pena.

Resolução – você sabe o que é dpi?

A quantidade de pontos por polegada (dpi) que formam a fotografia impressa é um item importantíssimo para a qualidade da impressão fotográfica ou de textos, por isso é fundamental que a impressora possua a capacidade de dpi que você precisa. Quanto maior o dpi, ou seja, a resolução, mais nítida, viva e detalhada será a impressão de fotos. Por isso, se você quer fotos de alta qualidade, fique de olho nisso.

Qual o tamanho das suas fotos?

Antes de escolher sua impressora para fotos profissionais, faça também outras perguntas, como o tamanho das fotos que você pretende imprimir. A maioria das impressoras de entrada, aquelas que são mais básicas e, portanto, mais em conta, utilizam tamanho máximo de papel no formato A4. São perfeitas para quem não precisa de fotos maiores. No entanto, se você tem uma atuação profissional, será importante ter a capacidade de imprimir fotos em gfrandes formatos também. Assim, se você precisar ir até o formato A3,então uma impressora laser irá atender sua necessiade, porém se você precisa de formatos maiores, a solução são as impressoras de grandes formatos.

Você precisa de quais recursos de uma impressora para fotos profissionais?

Pode ser, no entanto, que você precise de recursos que uma impressora fotográfica de entrada não dispõe. Mas esteja certo de que realmente irá utilizá-los, caso contrário vai acabar pagando mais caro sem ter real necessidade. Algumas funcionalidades de uma impressora para fotos profissionais são realmente interessantes, como a capacidade de imprimir em mídias tipo canvas, e papéis especiais, com ranhuras e relevos, além de maior capacidade de gerenciamento e criação de curvas de cor e mesmo a utilização de um espectofotometro para ajudar a oferecer a melhor qualidade.

Pesquisa ajuda você na melhor escolha

Pesquisar um pouquinho pode ajudar você a fazer a melhor escolha, inclusive ficando a par do que os outros estão falando sobre os equipamentos. Saber a opinião dos usuários é a melhor forma de saber se uma impressora é complicada, dispendiosa ou se costuma apresentar pequenos defeitos. Por outro lado, use a pesquisa também para verificar o preço dos cartuchos, a facilidade de encontrar peças de manutenção e a proximidade de assistências técnicas.

O aluguel de impressoras pode ser uma alternativa viável

Se a sua intenção é adquirir uma impressora para fotos profissionais para tamanhos e resoluções maiores, o custo do equipamento, manutenção e insumos tende a ser maior. Lembre-se que tudo isso pode ser evitado com a locação de impressoras, já que a empresa especializada fica encarregada de fornecer os suplementos, realizar os serviços de manutenção e até de troca do equipamento em caso de defeito ou antes que ele se torne obsoleto.

Se você quiser saber mais sobre soluções em impressora para fotos profissionais e locação de impressoras, entre em contato com a equipe da Helioprint e descubra a melhor solução em impressão para o seu caso.

ebook impressoras para fotógrafos profissionais


Rafael Sousa

cmyk-rgb-cmykog-pantone-trident-cmyk

Quer mais dicas?

Preencha os dados abaixo e receba semanalmente as melhores dicas e novidades

Total