Case Copimagem

Como a Copimagem aumentou seu volume de impressão colorida e reduziu custos

APRESENTAÇÃO

A Copimagem é uma empresa blumenauense, com forte atuação no mercado de impressão digital no Vale do Itajaí, há mais de 13 anos. Fundada por dois irmãos com espirito empreendedor, que vislumbraram no segmento digital uma oportunidade crescente, é atualmente uma das principais referências em impressão digital do estado de Santa Catarina. 

Conta atualmente com 11 colaboradores, distribuídos entre as áreas de impressão, pré-impressão, acabamento, atendimento e administração. Possui em sua carteira mais de 2.500 clientes ativos que fazem pedidos recorrentes, alcançando um volume médio mensal de mais de 500 mil páginas impressas no seu parque de equipamentos de impressão digital.

DESAFIO

A Copimagem iniciou o ano de 2015 com grandes perspectivas acerca do potencial crescimento dos volumes de impressão digital na região. Seu parque de impressão na época estava muito próximo da capacidade produtiva máxima e a empresa precisava recorrer a turnos adicionais para fazer frente à crescente demanda por seus serviços. 

No mesmo sentido, para aproveitar a oportunidade de crescimento que se mostrava a frente, a Copimagem precisava conciliar uma política de preços competitivos a excelente qualidade de impressão colorida e entregas ágeis e confiáveis, o que não exigia apenas aumentar sua produtividade, mas também reduzir seus custos unitários e ampliar a qualidade e a variedade dos trabalhos que poderia oferecer a seus clientes.

Segundo Alan Maestri/Giuliano Maestri, outro desafio que se apresentava era a escalada do dólar em 2015, que exigia além de produtividade e qualidade um custo por página menor para que eles pudessem manter os preços e a rentabilidade de forma saudável. 


SOLUÇÃO

Após uma análise detalhada das necessidades e dos desafios que se impunham naquele momento, a Helioprint sugeriu como solução a aquisição por parte da Copimagem de uma nova solução de impressão digital colorida da marca Canon. A recém lançada imagePRESS C800 tinha como principais características uma capacidade produtiva 30% maior que o parque já instalado, e que poderia proporcionar uma redução no custo unitário por página colorida impressa de 25%. Em termos de especificações e qualidade de impressão a nova solução também permitiria a Copimagem não apenas manter todos os seus clientes atuais, com um considerável upgrade em resolução de impressão, gerenciamento de cor e diversidade de mídias, como também atacar nichos até então não explorados como impressão em envelopes diretamente pelo equipamento, elaboração de convites e outros impressos diferenciados. 

Para completar o pilar econômico da solução, foi proposto uma linha de crédito diferenciada, que possibilitou a diluição do investimento a longo prazo com taxas até 20% abaixo das praticadas por bancos comerciais. 

Atrelado aos itens de hardware e econômico ficou bastante claro para a Copimagem a importância de manter com a Helioprint um contrato de manutenção que previsse não apenas as manutenções corretivas para a nova solução, mas também as manutenções preventivas programadas que tem como objetivo aumentar o tempo entre as intervenções técnicas e reduzir os custos com quebras indesejadas.


RESULTADO

Com a implantação da solução de impressão imagePRESS C800, a Copimagem conseguiu atingir seus objetivos e superar os desafios que se apresentavam. Seu volume total de impressões coloridas cresceu mais de 30% ao mesmo tempo que as pressões de aumento de custo foram neutralizadas permitindo que a Copimagem mantenha uma estratégia de preços competitivos e rentabilidade saudável, conseguindo aproveitar as oportunidades de crescimento que a indústria gráfica digital apresenta. 

Em termos de produtividade ela não apenas cresceu sua capacidade produtiva mensal, mas também conseguiu aumentar em 50% o tempo entre as manutenções técnicas, graças ao plano de acompanhamento técnico e de manutenções preventivas programadas. Isso impactou em menos custo de manutenção, e também possibilitou a Copimagem manter seu equipamento produtivo por mais horas, o que resultou em entregas com qualidade e nos prazos pré-contratados por seus clientes.


Compartilhe