Case Super Alvorada

Saiba como o Super Alvorada reduziu seus custos com cartazes, aumentando a qualidade e o volume com cartaz digital

APRESENTAÇÃO

O Supermercados Alvorada são tradicionais na região de Lages/SC e atua no ramo de supermercados a mais de 48 anos. Fundada pelo Sr. Maurílio Marin em 1968, que além de pioneiro se mantém até hoje na condição de fundador e diretor do supermercado, disponibilizam a seus clientes 02 lojas amplas e modernas totalizando 2.800 m2, 28 posições de check-out, oferecendo aproximadamente 200 empregos diretos e fatura em média R$ R$ 49 milhões ao ano.

DESAFIO

O Supermercado Alvorada, como todo o mercado de varejo brasileiro, está enfrentando grandes desafios diante do cenário econômico atual, pois o índice de crescimento das vendas no comércio varejista passa por uma forte desaceleração, que já repercute no carrinho de compras do supermercado, segundo recentes pesquisas divulgadas pelo IBGE.

Embora inseridos neste cenário econômico desafiador, estavam a procura de soluções de baixo investimento que resultassem em melhorias de processo, produtividade e eficiência operacional, mas que também contribuíssem para a substituição de custos em processos ineficientes por soluções inovadoras que permitissem uma economia de seus custos de operação.

Entre os processos que elegeram para serem reavaliados e modernizados estava o processo de criação e gerenciamento dos cartazes promocionais dos seus 02 mercados, que apresentava vários problemas de gerenciamento da mão-de-obra que é especializada bem como do conteúdo dos cartazes produzidos.

Também consideravam este processo como de baixa eficiência, pois esta mão-de-obra se tornou um ”gargalo” operacional para todas as demandas de visual merchandising, necessárias para comunicar as ofertas e produtos em promoção nas suas 02 lojas.

SOLUÇÃO

Segundo o Sr. André Luiz Pavan, gerente Administrativo dos Supermercados Alvorada, em sua visita à última Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, evento promovido pela Acats em Junho de 2015 em Joinville/SC, conheceu nos stands da feira a solução que tanto procurava para resolver em definitivo os constantes problemas enfrentados com a ineficiência de seu processo para gerar as placas informativas de preços dos seus Supermercados.

Segundo o próprio Sr. André, ” ... o Byprice, solução lançada pela Helioprint na Exposuper 2015, nos deu uma maior flexibilidade tanto de funcionários quanto de processos por não requerer uma mão de obra especializada pois qualquer pessoa pode operar o sistema”. O Supermercado Alvorada passou a produzir cartazes promocionais com mais agilidade e em vários tamanhos, sem mais depender de horários rígidos e de funcionários especializados e treinados, exclusivos para criar suas demandas de cartazes promocionais internos e externos.

RESULTADO

Ainda segundo o Sr. André Pavan, “...com a implantação do Byprice foi possível implantar um novo processo de criação digital de cartazes promocionais que consideramos ser muito mais prático e flexível e que nos permite até imprimir cartazes temáticos. E, através de uma inovadora solução de impressão desenvolvida pela Helioprint, conseguimos imprimir os nossos cartazes a qualquer momento, com mais velocidade, em vários formatos, com baixo custo e com mais segurança em relação ao conteúdo, eliminando também os constantes riscos de erros na comunicação de preço, gramática, abreviações, etc.....”.

Também destaca que ....”esta solução, além de nos gerar mais flexibilização em nossos processos, nos ajudou muito a reduzir os nossos custos com funcionários e materiais, simplificando todas as atividades envolvidas com a produção destes cartazes promocionais, solução que até rendeu alguns elogios de clientes, pois logo após a sua implementação, comentavam que os novos cartazes estavam mais legíveis e com informações mais detalhadas sobre os produtos e ofertas”.

PALAVRA DO CLIENTE

Segundo destaca o Sr. André em seu depoimento, “...eu não me arrependo de ter construído esta parceria com a Helioprint, porque a mão-de-obra em supermercados está se tornando muito cara, principalmente a dos cartazistas e a solução implantada, além de colaborar para a melhoria de nossos processos, nos trouxe uma economia operacional em um momento onde a economia nos impõe muito mais desafios e dificuldades”.

Compartilhe