Prova Digital/Contratual

O que é prova digital e/ou prova contratual

Uma prova digital, ou prova contratual, tem como objetivo aproximar-se ao máximo possível do resultado final esperado, muitas vezes com o objetivo final de obter o aceite do cliente em relação a condição específica de cor e outras variáveis que o trabalho deverá ser entregue. Ela é uma segurança para a gráfica a medida que evita desperdícios e devolução de impressos cujo resultado final não estavam dentro da expectativa do cliente. Essa expectativa torna-se muito mais palpável, uma vez que o cliente aprova um impresso inicial que servirá de comparação para a aprovação da produção final.

Nesse sentido, cria-se então um padrão para a realização de teste, de modo que gráfica e cliente tenham clareza de como o processo ocorre e quais as variações aceitáveis entre o estabelecido e o impresso final. A mais reconhecida norma internacional que aborda esse tema é a ISO 12647-7.

Quais são os requisitos básicos

Segundo a  Comissão de Estudo de Gerenciamento de Cores do Organismo de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (ONS-27), organismo credenciado pela ABNT para coordenar as atividades de normalização do mercado gráfico brasileiro, existem alguns requisitos básicos que devem ser levados em consideração: Repetibilidade, reprodutibilidade e durabilidade.

prova digital contratual

Repetibilidade

Repetibilidade é a capacidade que a solução deve ter de imprimir cópias muito semelhantes, com pequenas e controladas variações de acordo com as necessidade previamente estabelecidas. Ou seja, é importante que uma solução deve permitir a sua repetição dentro dos mesmos padrões básicos, com uma pequena margem de variação.

Reprodutibilidade

Reprodutibilidade diz respeito a reprodução de cores de acordo com seu processo simulado. Para poder demonstrar o resultado do impresso final desejado, por exemplo, é importante que a prova tenha uma capacidade de reprodução de cores que permitam reproduzir dentro de uma pequena variação controlada as cores que o processo produtivo irá reproduzia posteriormente.

Durabilidade

A prova digital deve ser válida por um período mínimo, que a ONS-27 estabelece como 60 dias. Durante esse período deve-se conseguir obter os mesmos resultados com uma variação pequena e controlada para que o processo faça sentido e possa ser devidamente empregado. Como as etapas entre execução, aprovação e conclusão não ocorre de forma imediata, a solução deve permitir a manutenção das condições majoritárias ao longo do tempo.

Quero receber mais informações sobre essa solução.

Campos obrigatórios: (*)


impressora para prova digital/contratual

software para prova digital/contratual

instrumento de medição para prova digital/contratual

Impressora

Uma impressora para provas digitais permite alcançar uma grande abrangência em termos de reprodução de cor, para que seja possível reproduzir com fidelidade as cores desejadas no impresso final. Também garante estabilidade, ou seja, ela mantêm os parâmetros pré-estabelecidos com o passar do tempo. E por fim, possui fácil manutenção e excelente custo benefício entre hardware e insumos.

Software RIP

O software RIP disponibiliza uma solução profissional na produção de cores digitais que garante um gerenciamento de cor perfeito e permite atingir altos níveis de fidelidade de cor em comparação a impressão final do produto.

Instrumento de Medição

O instrumento de medição de cores permite a criação de uma tabela digital de cores, também conhecida como perfil ICC. A tecnologia desse equipamento executa calibração de provas, monitores e impressoras.

Compartilhe