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Como a Cooper Supermercados migrou do cartaz manual para um sistema digital

Por João Zgoda 20 de julho de 2019 Cases do Varejo Comente
Case de sucesso - Cooper Supermercados

A Cooper Supermercados é uma cooperativa de consumo que está no mercado desde 1944, nascida através da iniciativa de um conjunto de trabalhadores da Cia Hering.

Hoje a Cooper Supermercados conta com uma rede de 14 filiais, distribuídas nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Indaial, Rodeio e Ibirama. Todas no estado de Santa Catarina.

O problema

Como a maioria dos supermercados, a Cooper concentrava a produção dos cartazes de oferta em um processo manual, utilizando pincéis, tinta e cartolina colorida. Além disso, dependia 100% de mão de obra específica de cartazistas para desempenharem esta atividade.

Com o passar dos anos, alguns problemas começaram a surgir. Entre as grandes dificuldades do processo manual, apontado pela Gerente de Marketing da Cooer, Regina, estavam:

  • A possibilidade de erros que o modelo manual;
  • Problemas com a logística para entregar os cartazes em tempo hábil nas filiais;
  • A demora que o processo manual apresentava;
  • E, principalmente, o limite de produção dos cartazistas.

Estes problemas e e limitações deixaram claro que o volume de ofertas que a Cooper disponibilizava em suas campanhas, não correspondia mais ao número de cartazes que estavam sendo produzidos.

O diagnóstico

Diante destes problemas apresentados, a Cooper precisou iniciar a procurar por algum modelo de cartazeamento que substituísse o processo manual. O cartaz eletrônico passou a ser a alternativa mais eficiente para conseguirem resolver de forma profissional os problemas que tinham com o modelo manual.

Em uma visita a ExpoSuper – Feira de Supermercadistas de Santa Catarina, a equipe da Cooper teve seu primeiro contato com a Helioprint, que estava expondo uma solução de impressão para o varejo, incluindo, além dos equipamentos de impressão, o software ByPrice.

Durante o processo de contratação, a Helioprint realizou várias simulações e apresentou o projeto ideal para otimizar toda a produção de cartazes promocionais da Cooper.

A Solução encontrada para a Cooper Supermercados

Após este primeiro contato, iniciou-se um processo de implantação do projeto, a partir de um modelo piloto em uma das filiais. O projeto foi iniciado em paralelo com o modelo manual, afim de identificar as diferenças e apontar as vantagens e benefícios que o processo digital teria sobre o manual.

Já na primeira impressão das campanhas, notou-se uma grande mudança no processo, pois a usabilidade da ferramenta se mostrou bastante prática e de fácil manuseio. A partir desta comprovação de eficiência, nos meses seguintes foi feita a migração, de forma gradativa, para todas as demais filiais.

Entre as maiores vantagens vistas neste novo modelo, Regina destaca os templates, capazes de padronizar a divulgação do preço e do produto em oferta. Além disso, a eficiência do sistema digital começou a permitir que  eventuais correções de digitação fossem realizadas de forma rápida, sem comprometer a exposição dos cartazes. Outro ponto destacado foi a rapidez na substituição dos cartazes que apresentaram avarias causadas pelo tempo, manuseio e transporte.

Além do sistema ByPrice para criação dos cartazes, a Cooper optou pela contratação de um projeto completo, incluindo o software e outsourcing de impressão. Atualmente, a empresa imprime cerca de 15 mil cartazes mensalmente, distribuídos entre suas filiais. Os formatos mais utilizados são os de faixas externas horizontais, faixas internas verticais, e formatos menores, como o A4 e o A5, para serem fixados nas gôndolas, junto com os produtos.

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João Zgoda

Responsável pelo planejamento, execução e controle das estratégias e ações comerciais em todo território Brasileiro e pelo gerenciando direto da equipe de vendas no setor de varejo.

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