Como prospectar, atrair e fidelizar clientes para minha gráfica? Mundo Gráfico

Nos dias de hoje, a concorrência gráfica fica cada vez maior. Diante disso, está cada vez mais difícil descobrir como atrair e fidelizar clientes para a sua gráfica, não é mesmo?

E cá entre nós…

Sabemos que o sucesso de qualquer empresa depende exclusivamente de conquistar e encantar os clientes.

No ramo gráfico isso é ainda mais importante, pois há um alto valor agregado nos produtos.

Neste artigo vou mostrar 7 técnicas infalíveis para você conquistar mais clientes e aumentar as vendas na sua gráfica. São dicas simples e fáceis de implantar, porém, que podem ajudar seu negócio a crescer rapidamente.

1. Aprenda mais sobre o seu público-alvo

Você quer captar mais clientes para sua gráfica?

Então tenha em mente que uma das principais estratégias para administrar uma gráfica é entender os hábitos dos seus clientes.

Quer um exemplo?

Uma das coisas mais importantes para as noivas é o convite de casamento.

Ele precisa ser perfeito.

Porém, elas possuem muitas perguntas sobre papéis, gramaturas e outros detalhes, por isso costumam usar sites e comunidades online para compartilhar suas ideias e dúvidas com outras noivas.

Um lugar perfeito para prospectar clientes, não acha?

Por outro lado…

Se você faz decorações para festas infantis, a dica é ficar atento nas tendências de desenhos infantis, e assim criar produtos para encantá-las.

A moral da história é:

É preciso entender onde o público-alvo da sua gráfica está, e o que ele realmente precisa.

Não poupe esforços.

Use parte do seu orçamento para conhecer bem as pessoas que irão comprar os seus produtos.

Quanto mais você cria laços com as pessoas, mais o seu serviço será completo, e consequentemente os clientes percebem o valor na sua oferta.

Desta maneira a você consegue prospectar os clientes onde eles estão, e atrair quem tem interesse nos seus produtos.

 

2. Analise os concorrentes

Depois de conhecer o seu cliente e saber os seus anseios, é preciso entender o que a concorrência, direta ou indireta, faz.

Conhecer o mercado vai fazer muita diferença na hora de definir como prospectar e atrair clientes para sua gráfica.

Quer saber por quê?

Porque quando você entrar em contato com algum possível cliente, já conhecerá as forças e fraquezas dos concorrentes, e assim vai estar mais preparado para a negociação.

Além disso, uma análise bem feita do mercado pode revelar onde seu negócio está falhando, em relação aos concorrentes.

Estude os fatores externos e internos que podem influenciar no aumento de vendas e a captação de clientes dos concorrentes.

Esses fatores podem ser:

  • Localização;
  • Demanda;
  • Estrutura;
  • Equipamentos.

Quanto mais informação, melhor.

Por onde devo começar?

Através de ferramentas de busca online, como o Google, você pode pesquisar as gráficas com trabalho similar ao seu negócio, seja pelo público, localização ou serviços prestados.

Além disso, conversar com clientes dos concorrentes e ter um networking ativo é muito importante neste ramo.

 

3. Aprenda a se comunicar

Como está a comunicação com os seus clientes?

Você consegue atingi-los de forma eficaz? Ou será que eles prestam mais atenção na sua concorrência?

Seus produtos e ofertas são do interesse deles?

Essas são as principais perguntas para se fazer quando o assunto é atração de clientes para gráficas.

Ações de marketing planejadas, e até pontuais, são o grande diferencial de qualquer empresa hoje em dia.

Saber aparecer, estar antenado ao seu redor, faz com que você esteja um passo a frente do seu concorrente.

Mas, afinal, qual é a melhor forma de me comunicar com os meus clientes?

Uma sugestão é a criação de e-mails marketing. Desta forma, aqueles que compram com você receberão ofertas exclusivas.

Assim, você mantém o contato permanente com o cliente.

A publicidade tradicional também funciona bem para atrair os clientes locais.

Principalmente as propagandas no exterior da sua gráfica e locais próximos.

Mas, lembre-se:

A maioria das empresas hoje está conectada no mundo digital.

Não fique para trás, invista no universo online. Construa relacionamentos com o seu público por meio de redes sociais, sites ou blogs.

 

4. Avalie seu ambiente interno

Não basta apenas observar e pesquisar a concorrência ao seu redor.

Esteja atento e revise constantemente os seus pontos fortes e fracos internos, de acordo com as demandas.

Os principais erros internos das gráficas são:

  • Ambiente desorganizado: A organização da gráfica impacta diretamente no desempenho da produção. Organize seu ambiente com base no fluxo de trabalho para otimizar os processos;
  • Equipamentos incorretos: Muitas gráficas investem nos equipamentos errados para o tipo de produto que querem produzir, isso acaba aumentando o custo de impressão e dificultando o crescimento da empresa.

Além disso…

Saiba reconhecer e recompensar o potencial da sua equipe para que todos trabalhem em harmonia e com o mesmo objetivo.

 

5. Invista na qualidade

A grande vantagem de uma gráfica é conseguir entregar produtos com alto valor agregado.

O que isso quer dizer?

Que os clientes não se importam em pagar mais caro, pois há um valor sentimental muito grande.

Pesquisas indicam que: Clientes satisfeitos fazem propaganda positiva para aproximadamente 4 pessoas, enquanto clientes insatisfeitos fazem propaganda negativa para, no mínimo, 11 pessoas.

Alguns gráficos insistem em comprar equipamentos antigos e fora de linha.

O custo do investimento é menor, mas o poder de produção da gráfica diminui, pois os equipamentos antigos já estão com a tecnologia desgastada.

E a pior parte é:

É difícil encontrar assistência técnica e peças de reposição.

Enquanto isso, máquinas novas, podem alcançar qualidade muito melhor, e com menor custo de impressão.

Lembre-se: uma das maiores dicas de como vender serviços gráficos é investir nos equipamentos corretos.

 

6. Contrate bons profissionais

Qualidade e capacitação.

As duas palavras podem ser o segredo escondidos nas entrelinhas das gráficas de sucesso.

Ter profissionais capacitados é de extrema importância para as empresas que prestam qualquer tipo de serviço ao consumidor.

E você sabe por quê?

Se a equipe da sua gráfica for bem treinada e preparada, terá a competência e agilidade necessária para atender ao cliente da melhor forma.

E o resultado é…

Aumento das vendas e consumidor satisfeito.

Mas não se esqueça:

Além dos profissionais que trabalham ao seu lado, avalie o desempenho das máquinas e equipamentos da sua gráfica.

Afinal, não adianta contar com os melhores profissionais se os equipamentos não suportam a demanda.

 

7. Cuide do sucesso do seu cliente

Jamais deixe que outra empresa do mesmo segmento apareça na vida e no orçamento do seu cliente, não deixe ele pensar em outro nome.

Seja sempre lembrança na vida dele.

Manter contato e um relacionamento duradouro é a chave para novos negócios.

E a melhor parte é:

Não custa caro e é fácil.

Confira um exemplo:

Crie um cadastro com informações como nome completo, endereço, data de aniversário (para comemorar junto ao cliente), e-mail e interesses (baseado na compras).

Desta forma é possível fidelizar o cliente estando próximo, oferecendo oportunidades que façam sentido para ele.

Afinal…

O seu sucesso e satisfação devem ser o sucesso e satisfação do seu cliente.


Redator

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