O que deve ser levado em conta na hora de criar cartazes promocionais para supermercados Supermercados / Varejo

Como chamar a atenção do consumidor de forma efetiva? Como criar cartazes promocionais que se sobressaiam diante da pressa do cliente, do excesso de informações, e que consigam despertar seu interesse?

As cores, o tamanho, o estilo da fonte, a diagramação e o conteúdo, por exemplo, influenciam muito nos cartazes promocionais para supermercados e são pontos que devem ser levados em conta durante sua criação.

Afinal, se esse conjunto de elementos não funcionar, seus clientes continuarão recebendo informações sem serem impactados como deveriam e, aí, o tempo e o investimento para a criação desses cartazes não serão bem aproveitados.

Quer saber mais? Então descubra com a Helioprint o que levar em conta na hora de criar cartazes para seu estabelecimento!

Qual é o objetivo do cartaz promocional?

Tudo começa com o objetivo. O que você deseja com a comunicação que está criando?
Pretende apresentar um novo produto, comunicar uma promoção, informar uma mudança de horários ou algo sobre o funcionamento do supermercado? O que você deseja criando esse cartaz?

Tendo o objetivo em mente fica muito mais fácil partir para os próximos passos: tamanho do cartaz, cores, estilo de fontes e afins.

O cartaz deve impactar a quem?

Outro fator que influencia na criação de um cartaz promocional é o público-alvo desta comunicação. O cartaz precisa impactar a quem? Homens, mulheres ou ambos? Qual é a faixa etária do consumidor?

Essas informações também são importantes para pensar no conceito do cartaz promocional, na abordagem e até em qual lugar do supermercado você deve posicioná-lo.

Quais cores usar no cartaz promocional?

Você sabia que as cores influenciam na decisão dos consumidores? A cor utilizada no cartaz promocional pode chamar ainda mais a atenção dos seus clientes e incentivá-los a comprarem o produto anunciado.

Dentro da indústria alimentícia, por exemplo, as cores amarelo, laranja e vermelho, são capazes de despertar a fome. É por isso que grandes empresas de fast-food usam essas tonalidades na comunicação visual de suas marcas.

Se você quer chamar a atenção para alimentos, vale usar essas cores no cartaz. Agora, se a oferta é para produtos de limpeza e higiene pessoal, vale investir no azul ou verde. Essas cores remetem a bem-estar, confiança, natureza e tranquilidade.

Como escolher os tamanhos dos cartazes?

Grande parte dos supermercados utiliza cartazes nos tamanhos A3 ou A4 e a escolha desses formatos vai muito de encontro ao objetivo do cartaz – por isso pensar nesse fator antes de tudo é importante.

O ideal é utilizar os cartazes menores mais próximo dos produtos e os maiores mais afastados, para chamar a atenção dos clientes. Mas pense que as distâncias precisam ser bem pensadas. As pessoas precisam entender de longe que determinado produto está em promoção. As informações precisam estar bem organizadas no cartaz, para que haja leitura.

Como criar um bom texto para cartazes promocionais?

Seja direto. Pense que um cartaz serve para chamar a atenção do consumidor e que não há muito espaço para comunicar. Então seja objetivo e coloque as informações essenciais, as que você quer que as pessoas saibam de fato e que sejam relevantes para elas.

Porém, ser direto não significa deixar a criatividade de lado. Tudo depende do objetivo do cartaz e é aí que entram as cores e elementos gráficos, como imagens e vetores. Deixe as informações principais, como o nome e o preço do produto, mais evidentes, em uma fonte maior.

Ainda com relação ao texto, pensar no tipo de letra também é importante na hora de criar o cartaz para seu estabelecimento. Escolha uma letra legível e use variações dela ao longo da criação – isso vai deixar o cartaz com um visual mais uniforme e agradável, o que também facilita a leitura.

Dica extra: sempre revise os textos. Um texto com erros gramaticais pode prejudicar a credibilidade do seu supermercado. Então, revise sempre! O mesmo vale para os preços. Em muitos casos, os preços dos produtos podem variar, então é sempre bom verificar se eles permanecem os mesmos antes de deixar o cartaz à mostra para o público. Afinal, nenhum cliente gosta de saber, já na hora do pagamento, que o preço no cartaz estava errado…

Agora que você já descobriu o que deve levar em conta na hora de criar cartazes promocionais para supermercado, sabia que dá para facilitar a criação dessas peças impressas?

O Byprice é um sistema oferecido pela Helioprint, que facilita a criação de cartazes promocionais. Por meio dele é possível criar as peças com mais rapidez e economia, além de poder gerenciar e organizar melhor as ofertas do seu estabelecimento.

E se você quer saber mais sobre cartazes e demais materiais impressos, fique de olho em nosso blog. Aqui você encontra dicas para aumentar as vendas em seu supermercado, além de informações que deixarão você atualizado sobre as novidades em impressão.

Até a próxima!

 

Utilize cartazes de ofertas


João Zgoda

Responsável pelo planejamento, execução e controle das estratégias e ações comerciais em todo território Brasileiro e pelo gerenciando direto da equipe de vendas no setor de varejo.

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