Printing Day recebe profissionais de gráficas de Chapecó e região Mundo Gráfico

O Printing Day é um evento itinerante e gratuito para gráficas, organizado pela Helioprint, e conta com o apoio principal das Fabricantes Canon e Mimaki. Ele acontece anualmente em várias cidades de Santa Catarina. A primeira edição de 2019 aconteceu no último dia 21 de fevereiro, na cidade de Chapecó.

Conhecimento e tecnologia

Além do networking com outros empresários e técnicos do ramo gráfico, o Printing Day de Chapecó destacou a oportunidade de conhecer de perto os equipamentos digitais para gráficas e tecnologias, importantes para o setor.

O evento recebeu 60 participantes de toda a região. “Foi bem dinâmico. Os palestrantes têm bastante conhecimento e os assuntos apresentados contribuem no nosso processo gráfico. Valeu a pena participar”, garante Michele Daltoé, da Gráfica Inovar.

Durante todo o dia, os profissionais da área gráfica puderam visitar o showroom e conhecer as novas tecnologias disponíveis.

O Printing Day Chapecó contou com mais de 60 participantes da região.

O Printing Day Chapecó contou com mais de 60 participantes da região.

Palestras sobre gestão e operação

No final do dia foram realizadas duas palestras para os participantes. A primeira foi com o consultor e autor do livro “Manual do Gestor da Indústria Gráfica”, Flávio Botana, que falou sobre Análise de custos e formação do preço de venda para gráficas offset e digitais.

Bonata apresentou o conceito intuitivo do valor dos processos que, segundo ele, depende do cliente. “Ele vai pagar se achar que aquilo vale algo”. Nesse sentido, o consultor apresentou exemplos – adquiridos em mais de 40 anos de atuação na área – de como agregar serviços para poder cobrar por isso, o que, para ele, é uma tendência. “Qualidade é obrigação, não diferencial”, enfatizou. Ele ainda destacou a importância de uma boa gestão, que pode fazer uma empresa se destacar perante a concorrência.

Flávio Botana, falando sobre análise de custos e formação de preços para Gráficas

Flávio Botana, falando sobre análise de custos e formação de preços para Gráficas

Depois da apresentação sobre custos, Robson Xavier de Carvalho, da empresa Cor e Processo, abordou dois temas em sua fala: Fechamento de arquivos e Gerenciamento de cores.

Fechamento de arquivos e Gerenciamento de cores foi o tema abordado por Robson Xavier de Carvalho.

Fechamento de arquivos e Gerenciamento de cores foi o tema abordado por Robson Xavier de Carvalho.

Ele falou sobre maneiras de atingir o melhor resultado com o equipamento que a gráfica já possui e “comprar maquinário novo apenas se for realmente necessário”. Para o profissional, o que mais influencia no gerenciamento das cores é a falta de parâmetro comum. “A luz define”, comentou sobre a importância da iluminação correta em todo o processo, até a aprovação da peça.

A atenção para a pré-impressão e a adoção de um padrão de processo, segundo Carvalho, garantem a qualidade e ajudam a reduzir os custos.

Próximas datas

As próximas cidades a receberem o Printing Day já têm suas datas definidas:

  • Lages, 25 de abril;
  • Concórdia, 27 de junho;
  • Criciúma, 22 de agosto;
  • Florianópolis, 24 de outubro.

A programação e mais detalhes podem ser verificados no site do evento, clicando no banner abaixo.

Printing Day - Evento para gráficas


Julio Jaginski

Atendo a industria Gráfica, ajudando empresas que querem entrar no mercado de impressão digital ou tem problemas com seus processos atuais nos segmentos de impressão de provas, fotografias, impressão promocional, embalagem, comunicação visual entre outros...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *