Como inovar na comunicação impressa de um supermercado Supermercados / Varejo

Com o avanço da tecnologia, as pessoas têm cada vez mais se perguntado sobre o futuro do impresso. Como continuar usando essa mídia de forma inovadora? De que modo esse meio de comunicação pode proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, fazendo com que a empresa se aproxime deles e, claro, aumente as vendas?

Ao contrário do que muitos pensam, o impresso e o digital estão cada vez mais integrados – é o que comprova as pesquisas realizadas pela Infotrends e pela Quocirca. Por isso, os estabelecimentos que buscam inovar na comunicação impressa, precisam ficar mais atentos a essa tendência.

Nós, da Helioprint, estamos sempre de olho no futuro para captarmos ideias e evoluirmos. Por isso, compartilhamos aqui no blog, dicas para você descobrir como inovar na comunicação impressa de um supermercado e ver que é possível usar a criatividade para se atualizar e oferecer experiências novas aos consumidores.

Crie materiais impressos que sejam reutilizáveis

Atualmente, a sustentabilidade tem sido uma questão importante para as empresas. Elas estão mais atentas à importância da preservação do meio ambiente e preocupadas em contribuir com ela. Por isso, adotam práticas mais conscientes, como o uso de materiais recicláveis e de fácil decomposição.

O que você acha de aplicar essa ideia em seu estabelecimento? Uma forma de inovar na comunicação impressa de um supermercado – e ainda ajudar o planeta – é criar materiais que sejam recicláveis ou que tenham outro propósito além de informar ofertas.

Isso vale para sacolas, caixas, cartazes promocionais e, claro, folhetos e demais informativos. Nós já falamos aqui no blog sobre embalagens biodegradáveis que germinam. É só usar uma tesoura para picar o material, plantá-lo e regá-lo. Ao invés de serem jogados fora, se transformam em plantas!

Outra forma fácil de reutilizar os folhetos, é incluindo ilustrações no verso deles, para que as crianças se divirtam pintando. Ou, também, pôsteres com mensagens motivacionais e imagens bonitas, que podem ser emoldurados.

Os cupons de desconto também podem fazer parte desse material impresso. O McDonnalds e o Burguer King, por exemplo, oferecem uma página impressa com cupons de desconto destacáveis para que seus clientes utilizem nas próximas compras.

 

Você pode fazer o mesmo com os materiais impressos que entrega aos consumidores do seu supermercado. Na página da frente você comunica as ofertas. Na página de trás, disponibiliza cupons para que eles guardem e utilizem posteriormente.

A inovação nada mais é do que pensar diferente, propor experiências novas – estando alinhado às necessidades do futuro, do seu consumidor e da sua empresa. Quais supermercados têm folhetos de ofertas impressos em papéis recicláveis ou, ainda, que podem ser plantados? Pense nisso.

Use o QR Code para inovar na comunicação impressa do supermercado

Para inovar na comunicação impressa de um supermercado você também pode usar recursos tecnológicos, como o QR Code, código que pode ser lido pela câmera do celular.

Nesse código você pode disponibilizar um link para o site do seu supermercado, para suas redes sociais, ou para uma página com informações relevantes sobre seus produtos.

Por exemplo: se você criou um cartaz personalizado para divulgar as ofertas de hortifruti do seu supermercado e só colocou o nome e o preço dos produtos, por meio do QR Code é possível disponibilizar mais informações, como receitas que contenham o alimento e até mesmo curiosidades sobre ele.

Essa é uma forma diferente de interagir com os clientes e, ainda, entregar informações complementares, já que um cartaz e um folheto têm pouco espaço para conteúdo e precisam de uma comunicação mais direta.

Existem sites específicos para que você possa criar o QR Code e inovar na comunicação impressa do seu supermercado. Um deles é o QR Code Generator. Ele possui uma série de formatos – para cartões de visita, panfletos, embalagem de alimentos e muito mais. Se você ficou interessado em usar esse recurso, vale acessar.

Lembrando que seus clientes só conseguirão ver o conteúdo disponibilizado no código, se usarem o smartphone. Alguns modelos de smartphone conseguem captar o QR code sem precisarem de um aplicativo específico para isso, mas na maioria das vezes é necessário baixar um APP para ler as informações.

Se você for usar o QR Code, incentive seus clientes a baixarem o aplicativo para a leitura do mesmo. Você pode fazer isso, colocando códigos em cartazes promocionais específicos e avisando que neles têm descontos. Só que, para ter acesso a esses descontos e apresentá-lo no caixa, seus clientes precisam baixar um leitor de QR.

Realidade aumentada também é uma forma de inovar na comunicação impressa de um supermercado

E se o panfleto ou o cartaz promocional de seu supermercado se transformasse em um vídeo? Ou ganhasse vida? Isso é o que a realidade aumentada pode fazer.

Essa tecnologia permite que o mundo virtual esteja integrado no mundo real, proporcionando uma experiência diferenciada, como se o cliente estivesse em uma nova dimensão, interagindo com os dois mundos ao mesmo tempo. Legal, não é?

Uma marca que usou esse recurso foi a Coca-cola, em sua campanha de Natal de 2018. Por meio das latas e garrafas os clientes tinham acesso ao mundo do urso polar, mascote característico da marca. Para entender como funciona, assista ao vídeo.

Essa tecnologia também pode ser integrada aos materiais impressos do seu supermercado. E você pode usá-la para campanhas de datas comemorativas, como a própria Coca-cola fez, para divulgar produtos novos, promoções novas e afins. É só usar a criatividade!

E sabe o que é interessante? Você pode usar o QR Code, que falamos anteriormente, para proporcionar a experiência da realidade aumentada aos seus clientes.

Gostou das dicas e não vê a hora de colocá-las em prática? Nós temos mais uma!

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Ele otimiza o processo de criação dessas peças para o varejo e é muito fácil de usar. ra quem não está muito familiarizado com a criação de cartazes, o programa possui uma série de modelos personalizáveis, auxilia no gerenciamento de campanhas e proporciona alta qualidade na impressão desses materiais.

E um grande diferencial do ByPrice é a possibilidade de criar modelos exclusivos de cartazes. Dessa forma, as campanhas ficam customizadas com sua própria identidade visual. Tudo muito fácil e rápido. Campanhas inteiras ficam prontas para impressão em poucos minutos.

Inovar na comunicação impressa de um supermercado ficou mais fácil do que você imaginava, não é? Para mais dicas sobre tendências de mercado e inovação, continue acessando o blog da Helioprint.

Até a próxima!


João Zgoda

Responsável pelo planejamento, execução e controle das estratégias e ações comerciais em todo território Brasileiro e pelo gerenciando direto da equipe de vendas no setor de varejo.

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