Por que você precisa investir no marketing digital de sua gráfica rápida ou offset Gráfica Rápida / Helioprint / Mundo Gráfico

Pesquisar no Google é uma das primeiras coisas que as pessoas fazem quando precisam adquirir um produto ou serviço. Se alguém usar o buscador para procurar por uma gráfica rápida ou offset neste exato momento, será que a sua gráfica aparecerá nos resultados?

Se você investir em marketing digital, sim.

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing digital não é um assunto difícil de ser compreendido. Já existem vários sites e blogs que tratam o assunto de maneira bem abrangente.

Ele nada mais é do que um conjunto de atividades online que têm o objetivo de atrair negócios, criar relacionamentos e tornar uma marca mais sólida.

Ou seja, por meio dos conteúdos que você publica no blog e nas redes sociais de sua gráfica, dos e-mails que envia, e-books, infográficos, vídeos, e outros materiais que agregam conhecimento, é possível aumentar as vendas, fidelizar clientes, e se tornar uma referência no mercado gráfico. Tudo isso sem investir muito dinheiro.

Para que você entenda mais sobre o assunto e perceba que as estratégias online são uma ótima solução para promover sua empresa e conquistar novos clientes, listamos 4 motivos para investir no marketing digital de sua gráfica rápida ou offset o quanto antes.

1 – Invista no marketing digital de sua gráfica para conhecer e interagir com os clientes

Entre os benefícios proporcionados pelo marketing digital, conhecer e interagir com os clientes é um dos melhores. Por meio das interações nas redes sociais; de canais como inbox e WhatsApp; formulários de contato e e-mail, você pode se aproximar do público e ajudá-lo em tempo real.

Esse tipo de interação facilita o processo de venda, já que o cliente pode tirar as dúvidas ou contratar um serviço de forma rápida, sem ter que ligar ou ir até a sua gráfica pessoalmente para tomar uma decisão.

Se você achar melhor, pode até disponibilizar um canal (e-mail ou WhatsApp, por exemplo) para que ele envie arquivos para a impressão e busque assim que puder. Afinal, com as atividades do dia a dia e a falta de tempo, esse tipo de serviço pode ser um diferencial para sua gráfica.

Você também pode utilizar as redes sociais para criar enquetes e realizar pesquisas. Use esse recurso para saber se as pessoas preferem um cartão de visitas com verniz localizado, por exemplo.

Os comentários nas redes sociais também podem trazer insights sobre seu portfólio, ajudando-o a identificar quais são os serviços mais pedidos e os que não atendem mais seu público.

Por meio da interação online com as pessoas, sua gráfica irá oferecer um serviço mais direcionado, com opções que tenham mais a ver com seus clientes e as necessidades deles, investindo em materiais que realmente importam.

2 – Use o marketing digital para alcançar mais clientes

Há pouco tempo, investir em anúncios na mídia tradicional exigia um grande investimento e, mesmo assim, nem sempre era possível saber se essa estratégia trazia novos clientes para a empresa.

Com o marketing digital esse cenário muda. Hoje em dia, qualquer organização pode ter páginas nas redes sociais, manter um blog com conteúdos relevantes e um site para mostrar seus produtos e serviços. Esses meios são acessíveis e você gastará muito menos para divulgar sua gráfica, do que gastaria nas mídias tradicionais. De quebra ainda poderá alcançar mais pessoas.

3 – Marketing de conteúdo para criar autoridade

Um conteúdo relevante, bem escrito e que responda às dúvidas de seus clientes e aumente seu conhecimento sobre o assunto, já pode aumentar a visibilidade de sua gráfica.

Isso acontece porque quando uma pessoa pesquisa por assuntos que tenham a ver com seu segmento, o conteúdo sobre esse tema, publicado no blog de sua gráfica, poderá ser encontrado entre os resultados do Google. Se ele for bom e resolver o problema de quem está realizando a busca, as chances de que essa pessoa venha a ser seu cliente no futuro aumentam.

Mas não adianta escrever um artigo cheio de informações se você não disponibiliza um tempo para atualizar seu blog com frequência. Se você deixar de publicar, a credibilidade de sua gráfica pode ser comprometida. Os mecanismos de pesquisa do Google, por exemplo, são configurados para detectar a recorrência de publicações feitas em seu blog. Se os intervalos forem muito variados, sem pontualidade, o ranking do seu conteúdo pode cair drasticamente.

Atenção às redes sociais

Com as redes sociais o raciocínio é o mesmo. Só que quem define sua autoridade é a audiência de sua página. Muitas pessoas acessam as redes sociais da empresa antes de se decidirem por comprar ou não e quando as publicações são de muito tempo atrás, ou não têm uma recorrência visível, sua credibilidade pode ser comprometida. Portanto, atenção com a frequência dos posts.

O mesmo vale para os comentários e mensagens deixadas pelos clientes. Tente sempre achar um tempinho durante o dia para respondê-los.

Em resumo, quando se tem um bom conteúdo, frequência de postagens e agilidade nas respostas, a sua gráfica se mostrará presente e ganhará relevância. Desta forma ela poderá competir com as gráficas reconhecidas no mercado.

4 – Invista no marketing digital para analisar seu portfólio e mensurar resultados com facilidade

Outro motivo para investir no marketing digital é a facilidade de mensurar resultados e analisar seu portfólio de produtos. Existem muitas ferramentas capazes de trazer informações relevantes sobre a sua gráfica.

Por meio delas é possível saber quantas vendas você fez via Facebook; quantas interações sua postagem sobre tipos de papel para impressão teve; quantos cliques no site; quais são as páginas mais acessadas; número de pessoas que leram seus artigos e quanto tempo elas ficaram online em seu blog. Além disso, você consegue identificar quais são os textos mais lidos e traçar estratégias ligadas a estes assuntos.

Essas informações podem facilitar a reformulação do seu portfólio, ajudá-lo a oferecer novos materiais, a investir em novas impressoras e fazer com que sua empresa seja vista como uma gráfica inovadora; que leva em consideração o que os clientes estão querendo no momento.

Viu como investir no marketing digital de sua gráfica rápida ou offset pode trazer ótimos resultados?

Comece a pensar nos conteúdos que serão publicados nas redes sociais de sua gráfica; nos artigos que podem ajudar seus clientes – seja na escolha do papel, dos tipos de cortes, laminação, textura e mais; nos horários do atendimento via inbox ou WhatsApp.

Queremos ver você utilizando o marketing digital em sua empresa para aumentar as vendas, o número de clientes e que ela esteja entre os resultados toda vez que alguém pesquisar por “gráfica rápida” ou “gráfica offset” no Google.

Quer mais dicas de marketing? No blog da Helioprint nós já mostramos como você pode usar as estratégias de preço psicológico (marketing efetivo) para vender mais. Para ler o artigo é só clicar aqui.

Printing Day


Julio Jaginski

Atendo a industria Gráfica, ajudando empresas que querem entrar no mercado de impressão digital ou tem problemas com seus processos atuais nos segmentos de impressão de provas, fotografias, impressão promocional, embalagem, comunicação visual entre outros...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *