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Por que é importante adotar um padrão visual nos cartazes promocionais em seu supermercado

Por João Zgoda 13 de agosto de 2019 Varejo Comente
cartazes promocionais

Quando uma marca estabelece um padrão visual e se mantém consistente, não é preciso observar muito nas prateleiras dos supermercados para identificá-la. Por causa das cores e do estilo da embalagem, automaticamente percebemos o produto.

Quer um exemplo? A Coca-cola. O vermelho e o branco – cores características da marca –  assim como as letras estilizadas, fazem com que a gente reconheça a Coca-cola em qualquer lugar do mundo, independentemente do idioma. Esta padronização também se reflete nos cartazes promocionais que a marca utiliza. 

Você já deve ter reparado que a Coca-cola ilustra as paredes dos bares com cartazes, patrocina eventos e se destaca nos supermercados, através dos materiais de merchandising. Perceba que essa comunicação sempre tem as mesmas cores, o mesmo estilo e a mesma letra. Isso nos faz lembrar constantemente da bebida, fortalecendo a sua presença diante dos concorrentes.

E sabe o que é mais interessante nesse caso? 

Se uma marca consolidada como a Coca-cola continua adotando o mesmo padrão para se comunicar com o público, você também pode adotá-la em seu estabelecimento – seja ele grande ou pequeno. 

Ficou interessado e quer aprender mais sobre o assunto? Então continue lendo e descubra porque é importante adotar um padrão visual nos cartazes promocionais do seu supermercado. 

Estabelecer um padrão visual facilita a alteração das informações nos cartazes promocionais

Com uma rotina cada vez mais cheia de afazeres e sem muito tempo disponível, precisamos pensar em formas para facilitar o trabalho. Criar um cartaz promocional requer tempo e, muitas vezes, um profissional terceirizado. Logo, encontrar formas de otimizar esse processo se torna essencial.

Investir em um cartazista eletrônico, por exemplo, é um jeito de economizar dinheiro, de ganhar tempo, e de facilitar consideravelmente a criação dos cartazes promocionais do seu supermercado. Isso porque é só acessar um software ou um site e criar a comunicação sem depender de ninguém. 

O processo todo é muito simples: abra o programa, escolha um modelo de cartaz que tenha a ver com seu estabelecimento e acrescente as informações dos produtos que estarão em oferta.

O legal nesse caso é que você pode usar o mesmo modelo sempre que quiser. Como ele está salvo na plataforma, toda vez que precisar de uma comunicação nova, é só acessar o arquivo, mudar os preços, os itens em promoção e imprimir o cartaz no formato desejado.

Com esse tipo de serviço você não precisa se preocupar com a escolha de cores, letras e a disposição de elementos na página. Como os modelos que você cria já têm essa estrutura e tudo está encaixado de forma que os clientes leiam e compreendam as informações rapidamente, você só precisa estabelecer quais produtos estarão em oferta. Muito mais fácil, não é mesmo?

Uma marca que é vista, é lembrada 

Da mesma forma que a Coca-cola e outras marcas que investem em materiais que reforcem cores, letras e elementos gráficos que compõem a sua comunicação, você também pode fazer o mesmo com seus cartazes promocionais. 

Não é só porque os cartazes promocionais informam ofertas, que você não pode usá-los para reforçar o nome do seu supermercado. Além de facilitar a mudança dos preços e produtos, manter um padrão visual também valoriza sua marca. Isso porque quanto mais seus clientes virem as cores do seu estabelecimento, o seu logotipo e o tipo de letra que você usa, mais elas se lembrarão lembrarão. 

Por exemplo: se a marca do seu supermercado é vermelha, azul e branca, utilize essas cores em seus cartazes. Você pode usar o branco no fundo, o azul para o nome do produto e o vermelho para o preço. Essa é uma forma de manter a mesma comunicação, fixar a sua marca na mente dos clientes e deixar claro que eles estão dentro do seu supermercado. 

Se você tem um mascote, também pode utilizá-lo nos cartazes para deixar a comunicação mais divertida e, novamente, fortalecer seu posicionamento, fazendo com que as pessoas se lembrem dele com mais facilidade. 

Manter um padrão ajuda a organizar e a atrair mais clientes

Imagine se você entrasse em um supermercado e os cartazes de oferta, assim como os folhetos, as sacolas e o letreiro do supermercado fossem todos diferentes? No mínimo você estranharia o aspecto “bagunçado” do local.

Manter um padrão visual nos cartazes promocionais é importante para deixar seu estabelecimento com um aspecto mais organizado, mais sério e confiável. Sim, esse tipo de comunicação também interfere na forma como os clientes enxergam a marca. 

Se uma empresa não é coerente nem com a sua comunicação, imagina com o resto?  Por isso, adotar um padrão visual nos cartazes promocionais do seu supermercado importa muito. Isso mostra que você está atento aos pequenos detalhes e que se importa com os clientes e com a forma que eles se sentem dentro da loja.

Além, é claro, de deixar nítida a sua preocupação com os aspectos visuais do seu estabelecimento. E isso ajuda a atrair mais pessoas e aumentar suas vendas.

Depois de todas essas informações, você já percebeu o quanto é importante manter um padrão visual na comunicação do seu supermercado?

Então analise seus cartazes promocionais, veja se eles têm o mesmo estilo (letras, cores, tamanhos e elementos gráficos) e descubra quanto tempo leva para eles ficarem prontos. Anote todos esses dados e comece a pensar em melhorias.

Depois de colocá-las em prática, você verá que o seu supermercado venderá muito mais e será bem-visto diante dos clientes. 

Até a próxima!

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João Zgoda

Responsável pelo planejamento, execução e controle das estratégias e ações comerciais em todo território Brasileiro e pelo gerenciando direto da equipe de vendas no setor de varejo.

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