Hora de planejar: descubra as tendências no mercado gráfico para 2019 Helioprint / Mundo Gráfico

Quer se diferenciar da concorrência e estar presente no ranking de gráficas inovadoras?

Ficar de olho nas tendências no mercado gráfico e identificar o que você pode aplicar no dia a dia de sua empresa é uma forma de se comprometer com a inovação e se antecipar quanto às buscas dos clientes.

Assim, sempre que alguém procurar por um tipo específico de impressão, sua gráfica já terá como oferecer este serviço, saindo na frente da concorrência que, talvez, nem tenha conhecimento sobre o que o cliente está pedindo.

Nós, da Helioprint, também estamos sempre atentos às novidades. Por isso reunimos uma lista com as principais tendências no mercado gráfico para 2019, para que você se prepare, reveja seus produtos e aumente as vendas em sua gráfica neste ano.

Sustentabilidade deixa de ser tendência para virar realidade no mercado gráfico

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem sido pauta em vários segmentos. No setor gráfico não poderia ser diferente. Muitas empresas têm deixado de usar o plástico na produção de embalagens para investir em materiais recicláveis ou que se decomponham com facilidade na natureza.

O Guia de tendências de design do Behance para este ano destaca os materiais naturais como opção para embalagens. Madeira, couro, papel reciclado e papelão com uma gramatura mais alta, estão entre os exemplos, trazendo ideias inovadoras que estimulam o “zero desperdício”.

Entre as tendências para o mercado gráfico, o Behance chama a atenção para as embalagens biodegradáveis que germinam – podem ser caixas, cartões, crachás, convites e uma gama de formatos – que, ao invés de serem jogados fora, viram flores ou hortaliças. É só picar a embalagem, plantar e regar.

O que acha de investir nesse material e apresentá-lo como opção para os clientes de sua gráfica? Você também pode investir em sacolas, copos e canudos de papel personalizados, ampliando seu portfólio de produtos.

Mas não se esqueça de que o apelo sustentável também precisa ser levado em conta nos seus processos de impressão. Neste caso, vale ficar atento ao descarte e desperdício de materiais dentro da sua gráfica, ok?

A tecnologia vista como aliada do mercado gráfico

Ao contrário do que muitos pensam, os meios de impressão digital e offset estarão cada vez mais integrados. Mesmo que os computadores, smartphones e outros gadgets facilitem o acesso às informações por meio da internet, muitas empresas vão continuar investindo em materiais impressos para chamar a atenção e se comunicar com o público.

Isso porque impactar as pessoas no online tem sido cada vez mais desafiador.

O número de informações publicadas em um site ou rede social é muito grande e a chance de passar despercebido é maior.

Para chamar a atenção com o impresso e o online, muitas empresas têm investido na realidade aumentada para integrar as duas mídias e oferecer ao público uma experiência diferente.

Ao usar um aplicativo e apontar a câmera do celular para uma página impressa, um anúncio pode criar vida. A planta de um apartamento pode ganhar dimensões e um carro pode “sair” andando pela página, por exemplo. Criatividade não falta para integrar essas duas mídias!

Segundo o estudo Global Print 2025, realizado pela Quocirca em 2017, 76% das pequenas e médias empresas entrevistadas ainda confiam na impressão e 66% acreditam que continuarão dependentes do meio impresso em 2025.

Ainda de acordo com a Quocirca, o mercado de impressão continuará se reinventando. Isso irá exigir dos fabricantes e das gráficas produtos mais atraentes, diferenciados e relevantes.

A transformação digital continuará como prioridade na maioria das empresas, porém, cabe ao mercado gráfico criar produtos e serviços que transformem o impresso em um complemento para o digital.

A tecnologia também será vista como aliada do mercado gráfico por conta da inteligência artificial (IA). Cada vez mais veremos impressoras inteligentes, com capacidade de reconhecimento de voz, tornando o processo de impressão mais ágil.

Acabamentos e texturas diferentes também são tendências no mercado gráfico

Nós já falamos sobre a sustentabilidade como tendência, impressoras inteligentes e como as empresas têm usado os materiais impressos e a mídia online como aliados.

Agora falaremos sobre a experiência proporcionada pelo material impresso e como as empresas têm visto nisso uma oportunidade para se destacarem.

A textura da folha, o formato do corte, o verniz localizado, laminação e outros elementos gráficos, podem deixar os materiais impressos mais atraentes e instigantes, fazendo com que as empresas procurem mais por esses serviços nos próximos anos.

Quando um material impresso é utilizado para gerar uma experiência, ao mesmo tempo em que divulga seus serviços, as chances de fazer com que a empresa seja lembrada pelo cliente por conta da sensação proporcionada, aumentam.

Lembre-se de que seu cliente terá acesso de forma facilitada a todos estes conceitos inovadores. Caberá a você se antecipar e surpreendê-lo mostrando estas novidades dentro do seu portfólio.

Muitas destas coisas ainda podem ser consideradas avançadas demais, mas certamente estarão presentes nas feiras e negócios no futuro.

E então, gostou das tendências no mercado gráfico para 2019?

Se você se interessa por esse assunto e quer continuar por dentro, não deixe de conferir o artigo publicado aqui no blog, baseado na pesquisa realizada pela InfoTrends sobre a indústria gráfica do futuro.

Agora, o que acha de aproveitar essas informações e reavaliar o portfólio da sua gráfica? Leve em consideração todas as tendências que você viu aqui. Veja qual delas você já consegue oferecer; qual se encaixa para seu público; em que tipo de material; máquinas e impressoras precisa investir, e assim por diante.

 

Printing Day


Julio Jaginski

Atendo a industria Gráfica, ajudando empresas que querem entrar no mercado de impressão digital ou tem problemas com seus processos atuais nos segmentos de impressão de provas, fotografias, impressão promocional, embalagem, comunicação visual entre outros...

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