5 dicas para criar cartazes promocionais que despertam a atenção do consumidor Supermercados / Varejo

Quem disse que cartazes promocionais precisam ter sempre o mesmo estilo, as mesmas cores, o mesmo formato e o mesmo tipo de mensagem? Hoje em dia, diante de tantas tarefas e de tantas informações divulgadas no mundo online e offline, chamar a atenção do consumidor se torna um desafio. E é aí que entra a criatividade.

Se você não pensar diferente, se não estiver aberto para outras formas de divulgar seus produtos, como vai se destacar diante da concorrência? As pessoas querem coisas novas, querem ser surpreendidas – inclusive em uma comunicação tão usual, como os cartazes promocionais.

E você, vai ficar aí, perdendo tempo, deixando de vender mais por falta de inovação?

Confira as 5 dicas da Helioprint para criar cartazes promocionais que despertam a atenção do consumidor:

1 – Um bom briefing é necessário até para criar cartazes promocionais

Agências de publicidade e marketing digital utilizam o briefing para criarem peças assertivas na hora de impactarem o público. Você também pode aplicar essa técnica para criar os seus cartazes personalizados. Hum, não sabe o que é briefing? A gente explica.

Briefing é um conjunto de informações que norteiam a criação de uma campanha. Os objetivos de um briefing é identificar o que deve ser divulgado, para quem deve ser divulgado, onde, como, por quê, por quanto tempo, qual a temática, e por aí vai.

Respondendo a estas e outras perguntas que sejam relacionadas ao seu negócio, fica mais fácil acertar na mensagem do cartaz.

Então, antes de criar as peças promocionais de seu estabelecimento, questione-se. Converse com seus colaboradores e tente colher o máximo de informações que sejam relevantes para fazer cartazes criativos que cumpram com seu objetivo.

2 – Pesquise por referências antes de criar os cartazes personalizados

Muitas pessoas acham que não são criativas quando, na verdade, só precisam exercitar o olhar. Nem tudo é tão óbvio assim e, muitas vezes, você vai buscar inspiração em coisas que nem imaginava, como filmes, revistas, redes sociais, livros, música e até nas próprias pessoas, ouvindo o que os clientes têm a dizer.

A criatividade nada mais é do que uma mistura de referências. É você selecionar algo que achou interessante em um filme, misturar com um texto legal que viu em um anúncio nas redes sociais, usar cores que chamaram a sua atenção enquanto você visitava uma loja na sua cidade ou em uma viagem; reunir isso tudo e dar o seu toque pessoal – sem deixar de pensar no cliente, é claro. A atenção do cliente precisa ser um dos principais objetivos do seu cartaz, lembre-se disso.

Outra ideia é pesquisar por cartazes promocionais na internet e salvar para usá-los como referência. Mas é apenas para se inspirar, não pra copiar, ok?

Quer uma dica para ser mais criativo? Ande sempre com um caderninho na mochila, na bolsa ou, se não puder, utilize um aplicativo de bloco de notas no celular e anote tudo o que chamar a sua atenção – cores, imagens, movimentos, sensações, textos… Esse “banco de informações” pode ajudar muito na hora de criar os cartazes do seu estabelecimento.

Leia mais: Como criar cartazes de ofertas para supermercados para aumentar as vendas

3 – Cartazes promocionais físicos, mas com interação online

Esta é uma forma de chamar a atenção, entregar mais informações sobre seus produtos e, ainda, proporcionar uma experiência diferente na hora da compra.

Os cartazes promocionais são físicos, mas se você acrescentar um QR Code (aqueles códigos que podem ser lidos pela câmera do celular) e levar os clientes a um site com um conteúdo extra sobre os produtos, por exemplo, já é uma forma diferente de interação e de usar uma mídia tradicional com mais criatividade.

Existem várias outras formas criativas para criar meios de interação entre o offline e o online. Pesquise sobre essas tecnologias e implemente-as em seu estabelecimento!

4 – Criatividade sim, excesso de texto não!

Tenha sempre cuidado com a mensagem nos cartazes promocionais. Opte por textos que sejam curtos e diretos, pois isso vai ajudar na percepção por parte dos clientes. Lembrando que um cartaz precisa chamar a atenção e informar. As características mais detalhadas dos produtos, deixe para colocar em folhetos ou, ainda, treinar um vendedor para passá-las aos consumidores que tenham dúvidas.

Porém, mesmo com pouco texto, é possível ser criativo. Você pode fazer trocadilhos, brincar com a diagramação do texto, pensar em chamadas mais curtas, mas que sejam divertidas e diferentes. Para mais dicas sobre como criar textos para cartazes personalizados, clique aqui.

5 – Não se esqueça de dar uma atenção especial para o layout dos cartazes promocionais

Lembre-se sempre da frase menos é mais. Nesse contexto que estamos explorando, ela se encaixa muito bem. Falamos isso pois, quando queremos passar várias referências e informações sobre o produto,  tendemos a ficar motivados e a querer encaixar todas elas dentro de um único cartaz.

Escolha imagens, cores e formas que tenham a ver com seu estabelecimento e com os produtos que vende. Não esqueça que elas precisam ser atraentes, chamativas e com boaqualidade, dando destaque para  a oferta. Também pense em um tipo de letra que seja fácil de ler e, para que as informações fiquem harmoniosas dentro da área útil do cartaz, procure utilizar, no máximo, 2 tipos de letra, variando tamanhos e espessuras.

 

Aqui no blog nós temos alguns exemplos de cartazes promocionais criativos. Vale acessar e se inspirar antes de criar os seus.

A tecnologia é uma forte aliada no processo criativo

O ByPrice é um software online para fazer cartazes promocionais personalizados. Com ele, você consegue criar e imprimir suas ofertas mais facilidade e rapidez, podendo alterar as informações sem a necessidade de um profissional específico para isso.

E quando o assunto é layout de cartaz, utilizar este tipo de software deixa seus materiais muito mais personalizados. Nele você pode alterar o fundo do cartaz de acordo com o tema da sua campanha, inserir sua identidade visual personalizada, sua marca, fotos de produtos, e mais um monte de recursos que dificilmente você conseguirá implementar utilizando apenas papel, caneta e pincel.

Isso sem falar da impressão. Os cartazes produzidos através do ByPrice são exportados em PDF e as imagens ficam em alta definição, e ainda podem ser impressos nos formatos que você desejar.

Viu como é possível pensar fora da caixa e criar cartazes promocionais que despertam a atenção dos consumidores? Para mais dicas como essa, continue acessando nosso blog. Sempre trazemos informações inovadoras sobre o mercado de impressão e ideias que você pode implementar no seu estabelecimento.

Até a próxima!


João Zgoda

Responsável pelo planejamento, execução e controle das estratégias e ações comerciais em todo território Brasileiro e pelo gerenciando direto da equipe de vendas no setor de varejo.

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