Por que usar toner original é importante para a impressão? Outsourcing de impressão

Se você acha que investir em impressoras modernas para a sua empresa é o suficiente para garantir a qualidade dos impressos, saiba que não é bem assim que funciona. O uso do toner original é importante para a impressão e influencia muito no resultado final.

Logo, não pense que pagando menos por um toner compatível ou remanufaturado, você terá um material do mesmo padrão de um impresso com toner original. Em muitos casos, a opção mais barata pode deixar a impressão com manchas, durar menos e, ainda, danificar a impressora.

Qual é a diferença entre toner remanufaturado, compatível e toner original?

Para que você entenda porque o uso de toner original é importante, explicaremos neste artigo quais são as diferenças entre eles.Assim fica mais fácil entender os motivos de usar sempre toner original é a melhor opção para a qualidade dos impressos e o funcionamento de sua impressora.

O toner original é novo, tem a mesma marca da sua impressora e é 100% compatível com ela. Usando ele, você terá uma impressão com qualidade superior, diminuindo consideravelmente as chances de ter problemas durante e depois do processo de impressão. Geralmente esse suprimento é mais caro do que os demais e o preço varia de acordo com o equipamento que você possui em sua empresa.

Assim como o original, o toner compatível também é novo. Porém, não tem a mesma marca da impressora – nem a mesma qualidade. Ele pode ser considerado como uma versão genérica e, geralmente, a garantia oferecida pelas empresas que fabricam esse material é apenas para a compra, não para o equipamento que você tem.

Logo, se a sua impressora apresentar problemas com o uso desse produto, você terá que arcar com os custos do conserto. Lembrando que, por ser um produto mais barato, a chance de misturar outros materiais a tinta é muito maior, o que diminui a vida útil da máquina de última geração que você adquiriu.

Por último, o toner remanufaturado não é 100% original. A carcaça é composta por peças que já foram utilizadas e a qualidade da tinta não é a mesma da produzida pela marca da sua impressora. Os materiais impressos possuem mais falhas, as máquinas apresentam mais erros do que o habitual e, além disso, o toner dura muito menos.

Você até pode comprar o toner remanufaturado por ser mais barato, mas no final das contas, verá que não é nada vantajoso investir nele. Se o processo de reposição da tinta em um produto como esse não for feito corretamente, você terá um gasto ainda maior com impressão e manutenção da sua impressora.

Geralmente, empresas que oferecem esse tipo de toner, pegam partes da carcaça do cartucho original e mudam apenas o conteúdo – o que também pode gerar confusão na hora da compra.

Cuidado: talvez você nem perceba que está comprando o toner errado, justamente porque ele é muito parecido com o da sua própria impressora.

Quais são as vantagens de usar o toner original?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre os tipos de toner, listamos as principais vantagens de utilizar o toner original em sua impressora:

Melhor custo-benefício

Tudo bem, nós sabemos que o toner original é mais caro do que os demais, mas se você analisar, perceberá que ele proporciona muito mais benefícios do que o remanufaturado ou o compatível. A tinta rende mais, logo o número de impressões será maior. Além disso, como o produto é fabricado pela mesma empresa responsável por sua impressora, as manutenções por conta de problemas ocasionados pelo toner são menores.

Menos manutenção, mais produtividade para seus colaboradores – que poderão utilizar a impressora sem interferências e você não terá que pedir frequentemente para que eles sejam os responsáveis pela reposição de suprimentos ou manutenção da máquina.

Impressão com mais qualidade

Se você já investiu em uma impressora de qualidade, não quer ter materiais impressos com manchas ou tinta fraca, certo? Usando o toner original, você pode imprimir mais, já que ele tem mais rendimento que os outros e não terá problemas com o resultado da impressão, já que ele foi feito especialmente para o seu equipamento.

Mais confiabilidade

Para trabalhar tranquilo, nada melhor do que contar com um time de colaboradores que você confia. E o mesmo vale para seus equipamentos. Com o toner original você terá a certeza de que investiu em um material bom, que cumpre o que promete e não gera transtornos. Até porque, com rotinas cada vez mais atarefadas, quem quer se preocupar com a impressão, quando tem outras questões muito mais importantes para resolver?

O toner original tem garantia e é submetido a testes de qualidade rigorosos, facilitando o seu trabalho e o da sua equipe. O produto é calibrado individualmente, evitando o ressecamento da tinta e o entupimento das impressoras.

Agora que você já sabe quais são os tipos de toner e as vantagens do toner original, ficou mais fácil saber qual é a melhor opção para a sua impressora, não é mesmo? Para saber mais sobre o assunto assista ao vídeo que preparamos sobre toner e cartucho remanufaturado:

Ah, lembrando que no blog da Helioprint, você sempre encontra artigos com informações importantes sobre impressão. Continue acompanhando nossos artigos e mantenha-se sempre atualizado.

Até a próxima!

Helioprint Outsourcing de impressão


Edirlaine Kratz

Consultora estratégica da Helioprint, especializada em Outsourcing de Impressão corporativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *